Chá de espinheira santa – Para que serve, Benefícios e Como preparar

O chá de espinheira santa é um excelente remédio caseiro para auxiliar no tratamento da gastrite, azia e outros problemas relacionados ao trato digestivo, essa planta medicinal contém propriedades antissépticas e cicatrizantes. Continue comigo para saber mais sobre ela e seus benefícios.

Encontrada na região sul do país, as folhas dessa planta são fonte de uma série de substâncias com poder terapêuticos como os taninos, polifenóis e triterpenos, e é capaz de fortalecer o sistema imunológico, prevenir o envelhecimento precoce e desintoxicar o corpo, sendo muito indicada para a preparação de chás.

Graças a sua ação antioxidante e protetora celular ela é muito utilizada para tratar quadros de gastrite, úlceras, azia e dor de estomago, e refluxos além de reduzir a acidez gástrica onde protege a mucosa do estomago e ainda combate a bactéria H.Pylori que provoca inflamações, dores e queimação e aumentar o risco de câncer.

O chá de espinheira santa ainda tem propriedades diuréticas e também laxativas, ele ajuda a eliminar os toxinas presentes no organismo por meio da urina e auxilia no bom funcionamento intestinal sendo uma ótima aposta para quem sofre com a prisão de ventre, além de ter ação analgésica capaz de diminuir de forma significativa desconforto estomacais e intestinais,

Além de tudo o que vimos até aqui as folhas contam com propriedades depurativas e anti-infecciosas podendo ser utilizada nos casos de cicatrizes, eczemas e acne, e pode usar de diferentes formas como em chás, cápsulas e compressas.

Preparar o chá de espinheira santa e aproveitar todos os seus benefícios é muito simples, basta seguir corretamente o passo a passo a seguir e para isso você vai precisar de:

chá de espinheira santa

Ingredientes

  • 500ml de água fervente
  • 3 colheres de sopa de folhas secas de espinheira santa

Modo de fazer

 Em uma panela ou leiteira coloque os 500 ml de água para ferver, após atingir a fervura desligue o fogo e acrescente as 3 colheres de sopa de folhas, então tampe e deixe em infusão por no mínimo 5 minutos, aí então é só coar, deixar amornar e beber normalmente, sem açúcar ou adoçante.

Para obter todos os benefícios do chá de espinheira santa é indicado consumi-lo 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições ou em jejum, essa é forma para tratar problemas estomacais.

Já para tratar outros os problemas de pele como as inflamações ou lesões o chá pode ser utilizado em forma de compressa quente a fim de acelerar a cicatrização local.

Apesar se seus excelentes benefícios o chá de espinheira santa possui algumas contraindicações e não deve ser utilizado por pessoas que possuem alergias a essa planta, por grávidas e mulheres que amamentam e é também contraindicada para crianças menores de 12 anos.

chá de espinheira santa

Bom, vou ficando por aqui e espero que esse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas. Nos falamos em breve!