Dieta flexível – O que é, como funciona, benefícios e riscos

Você já pensou em fazer uma dieta onde é possível comer praticamente tudo o que você quiser? Eu sei parece um sonho, mas isso hoje é uma realidade graças a Dieta flexível e para saber mais sobre ela e seus conceitos é só me acompanhar até o final desse artigo.

O que é a Dieta Flexível?

Esse tipo de dieta realmente parece ter saído dos sonhos de qualquer um porque ela conta com pouquíssimas restrições e permite assim que as pessoas possam comer aquilo que goste e lhe dão prazer e esse é o grande motivo de seu sucesso.

A Dieta flexível é também conhecida em inglês como IIFYM (if it fit your macros) que significa “se couber nos seus macros(nutrientes)” tem como base o cálculo da quantidade de macronutrientes como gorduras, fibras, proteínas e carboidratos que um indivíduo deve consumir diariamente.

O conceito dessa dieta é dar a liberdade para a pessoas poder escolher os seus próprios alimentos, visando controlar a ingestão calórica, mas desde que eles se encaixem dentro do limite de macronutrientes ideal para cada corpo.

Para seguir essa dieta é preciso da orientação de um médico ou nutricionista onde é seguido um método que leva em conta a altura, peso e frequência de atividade física praticada pelo paciente, com esses dados prontos é indicada a quantidade exata de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras que devem ser ingeridos por dia.

A Dieta flexível é uma excelente maneira de seguir um plano alimentar por um longo período de tempo diferentemente das dietas comuns pois quando a pessoa tem mãos uma dieta mostrando tudo o que ela pode ou não comer ela se enjoa mais facilmente a não continua o tratamento.

IIFYM

 

Dieta Flexivel Funciona Mesmo?

O sucesso dessa dieta se dá em manter o equilíbrio das escolhas alimentares, por exemplo se algum dia você quiser comer um doce uma pizza você pode pois nela não existem alimentos 100% proibidos, mas sim escolhas mais recomendadas.

Essa dieta é segura quando utilizada de forma consciente e com atenção total aos nutrientes ingeridos, se for seguida de forma saudável com alimentos de qualidade e naturais e usada para manter o controle de quantidade e para poder incluir outros tipos de alimentos no plano alimentar.

Uma vez que os macronutrientes são respeitados dentro da Dieta flexível ela pode sim promover o emagrecimento, mas é necessário manter hábitos saudáveis como consumir alimentos ricos em fibras como verduras, legumes e frutas que trazem mais saciedade com menos calorias, unidos com uma rotina de exercícios físicos.

Sem dúvidas essa dieta é uma ótima maneira de fazer as pessoas conhecer melhor os alimentos aprendendo onde estão as fontes de calorias e macronutrientes sem precisar deixar de lado aquela refeição prazerosa que pode ajudar a trazer constância e equilíbrio na rotina.

Dieta flexível

A Dieta flexível conta com algumas contraindicações, ela não é recomendada para crianças, adolescentes, lactantes e grávidas ou por pessoas que tenham algum tipo de doença que requer cuidados alimentares, procure um médico antes de iniciar.