Para que serve linhaça dourada

Talvez você já tenha ouvido falar sobre, mas você sabe para que ser a linhaça dourada? Chegou a hora de conhecer tudo sobre essa incrível semente que é tão cheia de benefícios e pode ser consumida nas mais diversas refeições.

Primeiramente, o que é a linhaça?

Usada desde os tempos do Egito antigo, quando era usada para confeccionar tecidos e fabricação de cordas, ela é uma semente provinda do linho.

Ela possui inúmeros nutrientes que são benéficos ao nosso corpo, com várias propriedades benéficas ao organismo, podendo inclusive prevenir algumas doenças.

Seus componentes podem auxiliar no controle do colesterol e triglicérides, e também contribuem no combate de doenças cardiovasculares.

Para que serve linhaça dourada

Entre os nutrientes presentes na sua composição, podemos citar:

  • Complexo B: complexo de vitaminas que tem como principais características o combate a anemia e ao cansaço.
  • Vitamina C: age no organismo como um “antigripal”, além de melhorar a pele e atuar estimulando o sistema imunológico.
  • Proteínas: atua estimulando a produção de hormônios, neurotransmissores, enzimas e anticorpos.
  • Minerais: age na manutenção dos ossos do nosso corpo, regulando a ação das enzimas.
  • Ômegas 3 e 6: auxiliam na redução do colesterol ruim e melhoram a capacidade de memória e aprendizagem.

Pode ser consumida in natura ou no acompanhamento de frutas e iogurtes, adicionadas em saladas, sopas, massas de bolo, pães. Enfim, existe uma infinidade de formas de consumi-la. Seja no café da manhã, almoço ou jantar, em tudo é possível encaixar a linhaça.

E porque devemos consumir a linhaça dourada?

Sendo 10g a quantidade ideal de consumo diário, a semente de linhaça auxilia no emagrecimento, podendo substituir outros alimentos, como por exemplo os ovos.

Como suas fibras são solúveis, quando entram em contato com líquidos, viram uma espécie de “gel”. Sua casca é feita de celulose, o que dificulta um pouco a digestão, é indicado consumir ela já triturada.

Suas refeições ficarão mais saborosas e nutritivas, sendo ainda uma excelente fonte de magnésio, aliando-se no controle da diabetes.

A linhaça dourada, especificamente, possui uma sabor um pouco mais suave e a casca mais fininha. Comparando-se valores nutricionais, quase não há diferenças entre as linhaças dourada e marrom.

Para que serve linhaça dourada

Existem contraindicações?

O ideal é sempre procurar um médico ou nutricionista para verificar se não há nenhum tipo de alergia que possa trazer problemas à sua saúde com o consumo da linhaça.

É um alimento nutritivo e saboroso, que pode facilmente ser incorporado à sua dieta sem fazer alterações nos alimentos que você já consume corriqueiramente.

As únicas restrições reais, são evitar o consumo para crianças com menos de 6 meses e pessoas que sejam diagnosticas com esclerose sistêmica.

No mais, é uma semente que traz inúmeros benefícios ao corpo, dentre os quais podemos citar o combate às doenças cardiovasculares, fortalecimento do sistema imunológico e ajuda as mulheres nos sintomas da tensão pré-menstrual e prevenção ao câncer de mama.

Ainda pode ser usado como produto de beleza, deixando cabelos mais fortes e brilhantes.

Diante de tudo, o consumo da linhaça dourada é bastante benéfico ao organismo e pode ser incorporado facilmente à sua rotina.