Farinha de berinjela para que serve? É boa?

Se você nunca ouviu falar sobre a farinha de berinjela, chegou a hora de conhecer todos os incríveis benefícios que este ingrediente é capaz de oferecer ao seu organismo.

  • Alternativa para alérgicos.

Um ingrediente versátil e bastante nutritivo, a farinha de berinjela é uma alternativa totalmente livre de glúten, sendo uma excelente opção para os alérgicos, principalmente na dieta de pacientes celíacos.

Ainda pode ser substituta da farinha de trigo em muitas receitas, pois é pouco calórica, e tem alta concentração de vitaminas, minerais e fibras. Você pode utilizá-la na fabricação de bolos, cookies, pizzas e pães.

  • Auxilia no processo de emagrecimento.

Ela contêm as chamadas substâncias detox na sua composição. Essas substâncias fazem um processo de purificação no organismo. Possui também alto teor de fibras, por isso a farinha de berinjela é ótima aliada para aqueles que querem perder peso.

As fibras garantem um melhor funcionamento do intestino. Também dá aquela sensação de saciedade, fazendo com que você coma em menor quantidade nas refeições.

Tem uma outra função bem interessante, que é incentivar a proliferação de bactérias que ajudam no aparato intestinal. Essas são as conhecidas bactérias boas, qualificando a farinha de berinjela um ingrediente probiótico.

Por conta das fibras, o alimento vira uma espécie de gel dentro do no estômago. Isso faz com que a digestão seja um pouco mais lenta, e contribui para a melhoria do trânsito intestinal.

Farinha de berinjela

  • Excelente para a pele.

Como em sua composição tem alta quantidade de agente antioxidante, a farinha de berinjela é útil também para a saúde da pele. Esses agentes antioxidantes atuam prevenindo o envelhecimento precoce.

Além de ter uma incrível ação anti-inflamatória, consegue ainda ser auxiliar na melhoria da saúde do cérebro e do coração.

  • Alta concentração de vitaminas.

Os sistemas cardiovascular e imunológico também são beneficiados com as qualidades da farinha de berinjela.

Ela possui altas doses de vitaminas B3 e C. Isso resulta que, consumindo a longo prazo e com regularidade, ela vai manter seu organismo em equilíbrio e com a defesa do corpo fortalecida.

  • Baixa o colesterol.

Esse gel que ela faz no estômago, também faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue. Em consequência, a insulina também é liberada mais lentamente.

Quando a insulina está em altas quantidades no organismo, ela aumenta a quantidade estoque de gordura que o corpo armazena. Sendo liberada em quantidade reduzidas, além de manter o controle de suas taxas de colesterol ainda evita ganhar peso.

Farinha de berinjela

Pode inserir na dieta?

É possível observar que a farinha de berinjela é altamente benéfica para nosso organismo.

A pergunta que fica é: como inserir na sua dieta de forma correta e harmoniosa com os demais alimentos?

É bem simples. Determinando qual o seu objetivo, pode-se iniciar substituindo a farinha de trigo.

Ela também é encontrada no formato de cápsulas em farmácias e lojas de suplementos.

Aliada com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios, a farinha de berinjela vai ser uma excelente ajuda na perda de peso e ainda na manutenção da saúde corporal.