Arroz integral: Quais os Benefícios?

Você realmente conhece os benefícios que o arroz integral pode trazer para a sua saúde? Se ainda não, continue lendo e descubra tudo sobre este excelente grão.

Qual a diferença para o arroz branco?

No processo de industrialização do arroz, o arroz branco é polido, diferente do arroz integral que apenas a sua casca removida, assim preservando em maior quantidade os nutrientes do grão.

Sendo extremamente popular no cardápio de todos os brasileiros, o arroz pode ser um aliado ou um vilão à sua saúde. Em níveis calóricos, as duas versões, branco e integral, não tem tanta diferença.

No entanto, como o arroz integral não realiza o processo de refinamento, faz com que ele mantenha o máximo de nutrientes que pode ofertar, por isso olhando pelo lado nutricional, o arroz integral é muito mais benéfico ao organismo que o arroz branco.

Arroz integral

Pode comer à vontade?

A resposta é não. Mesmo sendo mais saudável que o arroz branco, ambos tem níveis calóricos elevados e devem ser consumidos com moderação.

Tudo dependerá do seu objetivo de consumo. Se você quer apenas melhorar seus hábitos alimentares, pode tranquilamente fazer a substituição da sua dieta que já terá inúmeros benefícios ao seu organismo.

Qual a composição do arroz integral?

No centro do grão é encontrado basicamente só amido. Nas camadas mais externas são observados outros componentes como vitaminas, proteínas, minerais e fibras, sendo elas tanto solúveis quanto insolúveis.

Além de tudo, é comprovado que ele tem ações anti-inflamatória e antioxidantes, que atuam prevenindo uma variedade de doenças.

O consumo de arroz integral também é bom para o coração. Isso mesmo. Por conter quantidades elevadas de magnésio na sua composição, melhora a regulação dos batimentos cardíacos, relaxando o músculo dos vasos sanguíneos.

Já a quantidade elevada de fibras na sua composição auxilia e preserva o trato intestinal, ajudando e protegendo o intestino. O fato de ter também fibras insolúveis, atua na prevenção de casos de câncer de colo-retal.

Poucos sabem, mas o arroz integral também é bom para o funcionamento correto do cérebro.

Novamente o magnésio presente nele ajuda o cérebro impedindo que ocorra um rompimento abrupto do cálcio em nossos neurônios.

Arroz integral

Rico em vitamina E, pode ajudar a evitar doenças com relação ao estresse oxidativo.

O que podemos enxergar é apesar de muito utilizado por pessoas que desejam emagrecer ou simplesmente ter uma dieta um pouco mais saudável, o consumo de arroz integral é indicado independente destes motivos.

Ele é isento de glúten e tem uma digestão muito fácil para nosso organismo. Auxilia na função intestinal, sistema nervoso, contrações musculares dentre vários outros benefícios.

Pode ser preparado de várias formas e é apenas um mito essa questão de quer arroz não tem gosto. Se cozinhado da forma correta e bem temperadinho, o arroz integral pode sim ser bastante saboroso.

Consegue manter você saciado por muito mais tempo, fazendo com que você coma em menor quantidade quando for fazer as refeições.

Diante de tanto benefício, é só questão de escolha querer ter uma alimentação mais saudável e benéfica pro organismo.