Metabolismo Celular – O que é e como funciona?

O metabolismo celular se trata de um conjunto de reações químicas ou transformações que algumas substâncias sofrem no nosso organismo e que permitem a manutenção das funções vitais como a obtenção de energia.

Essas reações químicas são conhecidas como processo de síntese ou seja (produção) e de degradação (quebra) realizadas pelo organismo, como por exemplo a produção de proteínas no corpo por meio de estruturas simples como os aminoácidos e a digestão de alimentos onde a moléculas maiores de proteínas são quebradas em moléculas menores.

O metabolismo celular é fundamental para a sobrevivência do nosso organismo uma vez que ele é responsável pela produção de energia e também para a síntese de um série de intermediários que estão ligados as reações químicas, como no caso dos lipídios, nucleotídeos, hormônios e aminoácidos.

A junção de todos as reações de síntese em que o organismo produz substâncias complexas é conhecido como anabolismo, enquanto as reações de degradação das moléculas onde o corpo retira o que precisa recebe o nome de catabolismo, de forma resumida o metabolismo celular é divido em 2 partes anabolismo e catabolismo.

No organismo essas reações ocorrem de forma dinâmica, intensa e continuam, pois a todo instante o corpo produz novas substâncias ao mesmo tempo que degrada outras e todos esses processos agindo em conjunto permitem a nossa existência aconteça do modo que conhecemos.

metabolismo celular

 

Já o metabolismo celular energético refere-se a processos relacionados a síntese ou a degradação que abrange o gasto ou a obtenção de energia, ou seja, é referente as reações químicas relacionadas a transformação de energia no organismo.

Entre principais exemples de reação desse metabolismo estão a respiração celular e a fotossíntese, na respiração celular acontece um processo de formação da ATP que é uma molécula responsável pela captação e armazenamento da energia por meio da oxidação, onde é utilizado o oxigênio como fator oxidante.

Durante esse processo acontece a quebra das moléculas onde é liberada a energia e esse processo é utilizado pelos animais e plantas onde ocorre a quebra das moléculas de glicose para a liberação de energia.

Já a fotossíntese se dá por ação físico-química que acontece a nível celular, esse processo é realizado apenas por organismo autotróficos (que produzem o seu próprio alimento) como é o caso das plantas, e onde é usada a energia solar para a produção das moléculas de glicose.

Toda a energia que está por trás desses processos do metabolismo celular não podem ficar dentro das células de forma livre, então esse energia é capturada e fica temporariamente armazenadas em forma de energia química na molécula conhecida como Adenosina Trifosfato ou ATP.

O ATP é capaz de armazenar e transferir a energia para diversos processos metabólicos das células e o principal meio de obtê-la é através da glicose, onde as células quebram as moléculas de glicose com a finalidade de produzir energia na forma de ATP.